Oficina do PAA 2017/2018

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Governo Municipal de Ibiapina, realizou a Oficina de Avaliação que tem por objetivo pontuar os aspectos positivos e as sugestões de melhorias no PPA ( Programa de Aquisição de Alimentos). O evento contou com os agentes e atores locais envolvidos direta e indiretamente, como os agricultores, fornecedores, representantes das entidades recebedoras, conselho local, agentes de fiscalização sanitária, sindicatos de classe e demais interessados.

O evento contou ainda com a presença do Assessor Técnico do PAA, Michel Félix, que mediou o momento da avaliação, prestou informações e tirou as dúvidas. Para ele, o município de Ibiapina se destaca pela aptidão produtiva e diversidade de produtos ofertados.

O Governo Municipal de Ibiapina foi representado pelo secretário de Administração e Finanças, Evandro Linhares.

PAA de Ibiapina em 2017

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiapina movimentou no ano de 2017 mais de R$ 172 mil através do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea. O recurso é do Ministério do Desenvolvimento Social e beneficiou 28 famílias do município.

Ao todo, foram adquiridos e doados mais de 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar a 11 entidades sócio-assistenciais, atendendo 1.814 pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

O secretário de agricultura de Ibiapina, Océlio Araújo, pontuou como importante a garantia de mercado garantido para escoamento da produção que se rever em melhoria da qualidade de vida dos agricultores uma vez que vendem diretamente para o PAA com preço justo, que chega acima do mercado.

O coordenador municipal, Romário Craveiro, destacou na ocasião que o PAA veio acrescentar na renda, garantindo alimentação saudável para os alunos das escolas e creches atendidas. Reforçou que estão sendo desenvolvidas novas técnicas de produção de base agroecológica.

PAA 2018

Em 2018 o município contará com R$ 80 mil para aquisição de gêneros alimentícios que suplementará a alimentação escolar até o mês de maio. No segundo semestre o município receberá outro repasse e deverá aumentar o número de agricultores fornecedores, bem como de entidades.

Fonte: Michel Félix /Graduado em Gestão Pública/Licenciando em Educação do Campo

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural