Núcleo de Cidadania realiza o I Desafio do Selo Unicef

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA é um grupo composto por adolescentes da rede escolar municipal que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.

Nos meses de julho e agosto os adolescentes que fazem parte do NUCA – Núcleo de Cidadania do Adolescente, estiveram empenhados na realização das ações do Desafio 1: Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo. Essas ações fazem parte das atividades para o município conquistar o Selo Unicef Ed. 2017 – 2020, este é o primeiro de um total de 8 desafio, o direito a praticar esportes está assegurado na Convenção sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Este desafio propõe que o Esporte seja garantido nas escolas, nas praças, nos parques, e nas comunidades.

A primeira ação do Desafio 1 realizada pelo NUCA foi escolha de alguém do município que tenha uma história inspiradora sobre o esporte na escola e/ou na vida, este escolhido foi o jovem atleta de karaté Vinicius Melo, que desenvolve um projeto na Escola Nossa Senhora das Graças, com crianças e jovens carentes dos Bairros São João e Pedrinhas, o mesmo ensina karaté e incentiva os estudantes a terem um bom desempenho na escola.

Os adolescentes puderam entrevista-lo no Centro Pastoral Zulmira Melo para obter conhecimentos sobre o karaté, quais conquistas e desafios enfrentados. A segunda ação dos adolescentes foi promover um encontro com outros (as) adolescentes e jovens, realizado na escola Maria Luiza, para debater sobre o que deve ser feito em nosso município para garantir o esporte para todos e todas, tendo entre os convidados nosso atleta Vinicius Melo representando o karaté, os atletas Edson Carvalho e Castro representando o ciclismo e Alexandre Ferreira representando o futsal e futebol, além dos convidados Inês Nepomuceno Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Romário Fernandes Coord. Da Estratégia Busca Ativa Escolar, esse encontro teve como objetivo, dialogar sobre as experiências dos atletas, suas vivencias, desafios e dificuldades encontradas na pratica desses esportes predominantes em Ibiapina.

No final do encontro os adolescentes puderam propor algumas alternativas de como garantir a pratica do esporte seguro e inclusivo em nosso município. Essas propostas fazem parte de um relatório que foi entregue para a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico.

O esporte é para todos e todas, e deve ser praticado com respeito à diversidade e às condições físicas e psicológicas de cada pessoa.

Ibiapina crescendo junto, em Busca do Selo Unicef.