Novas ações visando o Selo Unicef

Nas ultimas semanas de setembro, os adolescentes do NUCA avançaram mais uma etapa nas ações proposta pelo Selo Unicef. Foram realizadas as ações do DESAFIO 3 – Conhecer e divulgar a Lei de Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego e permanência na escola.

O Brasil registra expressiva taxa de desemprego e a juventude sente na pele esse desafio: a taxa de desemprego entre jovens é três vezes maior quando comparada à população em geral. Além disso, adolescentes e jovens têm presença mais marcante no mercado informal de trabalho.

Na primeira atividade deste desafio, os adolescente puderam ter um encontro com os Procuradores do Município, Dr. Leonardo Portela, Dra. Kelviane Medeiros e o Dr. Raul Maia, para compartilharem seus conhecimento sobre a Lei da Aprendizagem. Foi um momento riquíssimo onde os adolescentes puderam conhecer a historia de vida desses profissionais e como a Lei de Aprendizagem beneficiaria nossos adolescentes se realmente fosse efetivada.

No Segundo momento, os adolescente tiveram a missão de organizar um questionário, nessa etapa contaram com a ajuda da mobilizadora Ariane, e em seguida realizaram entrevistas com jovens de 15 a 24 anos, abordando motivos que os levaram a estar fora da escola e a não concluir o Ensino Médio. A partir dessas entrevistas obteve-se um apanhado de respostas que levaram a compreensão dos motivos que impedem muitos jovens na nossa cidade e no nosso país a não concluir os estudos.

Finalizando essa ação, os adolescentes se reuniram com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes – CMDCA, Inês Nepomuceno, para entregar a mesma as reflexões sobre a Lei de Aprendizagem e ouvir da Presidente sobre o que pode ser sugerido ao município para melhorar as oportunidades de educação e profissionalização no município de Ibiapina.

NUCA avançando na conquista do Selo UNICEF e na profissionalização.

Educação Renovada, Direito e Responsabilidade de todos.