Entre os dias 26 de abril e 3 de maio, os alunos do Curso de Desenho Básico (segunda edição), tiveram aulas sobre Ibiapina. Orientados pelo professor Júlio César Ramos, os alunos visitaram algumas repartições do Centro Administrativo, observando fotos de pessoas e lugares públicos, inclusive a de Pedro Aragão Ximenes, ex-prefeito que dá nome ao local.
Os estudantes puderam conhecer, por exemplo, o significado do nome de Ibiapina, das imagens e texto da Bandeira, a institucionalização do Dia do Município - pelo ex-gestor Francisco Luiz de Souza -, a sua origem indígena tabajara, dados a respeito da evangelização dos primeiros jesuítas, a história do Centro Administrativo e do monumento Carro de Boi com o homem levando a cana para ser processada na usina, na era industrial do município.
Analisaram também imagens de cidadãos, a exemplo da fotografia de dona Rosa Paiva da Silva, doméstica, agricultora e artesã, fotografia essa exposta no prédio pelo desejo do prefeito Marcos Lima em homenagear a todos os trabalhadores, pessoas muito importantes no dia-a-dia do município.
Ao retornarem à Biblioteca Municipal, os alunos fizeram desenhos que retratavam os objetos estudados. Dessa forma, os autores exercitaram a memorização, a curiosidade e a pesquisa e, assim, deram vida aos seus trabalhos. Os desenhos feitos estão completamente ligados à realidade dos estudantes e reafirmam a indentidade de Ibiapina e de seu povo.
Prefeitura de Ibiapina - A HORA É DE RECONSTRUIR!