A Prefeitura de Ibiapina, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional, traz à tona o problema da obesidade infantil, que é uma doença que está associada a diversas causas e que acomete milhões de crianças em idade escolar.
A obesidade infantil traz muitas complicações: doenças cardiovasculares, baixa imunidade, hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, dificuldade para respirar e consequências psicossociais negativas.
Muitas crianças estão crescendo em ambientes que propiciam a obesidade. Ou seja, que favorecem comportamentos associados ao sedentarismo e a ingestão de alimentos ultra processados. As crianças estão cada vez mais em frente as telas de tv e celulares e estão pouco ativas, favorecendo o ganho de peso.
Como prevenir: aumentar consumo de frutas, verduras, proteínas e alimentos integrais; reduzir o consumo de alimentos ultra processados e realizar atividade física.
No combate à obesidade infantil é importante que a família tenha uma alimentação saudável e balanceada e estimule as atividades físicas dos filhos. Limitar o uso de jogos eletrônicos e celulares e procurar opções de lazer mais ativas e com mais movimento também são válidas.
Prefeitura de Ibiapina
- A HORA É DE RECONSTRUIR!