Na última terça-feira, 20 de julho, a equipe da Secretaria de Saúde do Estado, nas figuras da farmacêutica Angélica Brasil e do agrônomo Sebastião Leite, em conjunto com a secretária de Saúde municipal Lyana Veras, visitaram o local no qual será implantado a Farmácia Viva em Ibiapina.
Inicialmente trata-se da implantação da Farmácia-Viva do tipo I, ou seja, a instalação de hortas de plantas medicinais em unidades de Farmácias Vivas Comunitárias e/ou unidades do SUS. Tem como finalidade realizar o cultivo e garantir à comunidade assistida o acesso às plantas medicinais "in natura" e a orientação sobre a preparação e o uso correto dos remédios caseiros, realizada por profissionais capacitados.
A parceria no município, para execução desse projeto, se dará entre as secretarias de Saúde e de Educação, onde serão capacitados ACS, pastorais e membros da educação. Vale destacar a iniciativa da secretaria de saúde em buscar ativar esse programa que visa o manuseio na produção de alguns medicamentos, como a produção de chá e de lambedor, resgatando a cultura popular sobre o uso de plantas com finalidade de cura, respaldado no estudo científico dessas plantas.