A Secretaria de Saúde de Ibiapina-CE e a direção do Hospital Municipal Maria Wanderlene Negreiros de Queiroz informam à produção do jornal BOM DIA CEARÁ, da TV Verdes Mares de Comunicação, e também ao público em geral, que a denúncia veiculada na edição de hoje, deste conceituado informativo, é inverídica. O lixo exibido nas gravações trata-se de lixo comum, e não de material perfurocortante. Salientamos que todo material perfurocortante é colocado no DESCARTEX, conforme as normas da ANVISA, sendo separado corretamente.
O material contaminado é separado, sem oferecer riscos aos profissionais nem à população em geral. Portanto, a matéria exibida é uma denúncia falsa, que não condiz com a verdade.
Porém, a gestão em Saúde, a partir desta nota, se com promete a intensificar junto aos profissionais que lidam diretamente com materiais médico-hospitalares, ações de treinamento enquanto recolhimento do lixo dos mais diversos estabelecimentos de Saúde da cidade, sejam eles privados ou públicos.
A vigilância em Saúde reforçará de forma ampliada os protocolos básicos de descarte de lixo, fiscalizando ostensivamente, clínicas odontológicas, laboratórios e demais estabelecimentos privados e públicos da nossa cidade, a fim de garantir a destinação correta desses resíduos.
A Secretaria de Saúde de Ibiapina coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos.