Marcos Antonio da Silva Lima
Prefeito(a)
Sirdineide Prado Saraiva de Queiroz
Vice-prefeito(a)
Av. Deputado Fernando Melo , Nº 148 - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
controladoria@ibiapina.ce.gov.br
Chefe de Gabinete
Rua Deputado Fernando Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3.6531-1777
gabinete@ibiapina.ce.gov.br
Rua Deputado Fernando Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
procuradoria@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) de Administração e Finanças.
Rua Deputado Fernando Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
financeiro.administracao@ibiapina.ce.gov.br
Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Rua Deputado Fernando Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
turismoeempreendedorismo@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Social
Rua Professora Sinha Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
agricultura@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) de Assistência e Desenvolvimento Social
Avenida Deputado Fernando Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
asocial@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) de Cultura
Rua Prefeito Pedro Aragão , Nº 476 - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
cultura@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) de Educação
Rua Moisés Aarão , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
educacao@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) de Esporte e Juventude
Rua Professora Sinha Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
esportes@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) Municipal de Infraestrutura, Transportes, Serviços Públicos e Meio Ambiente
Rua Professora Sinha Melo , Nº SN - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
infraestrutura@ibiapina.ce.gov.br
Secretário(a) de Saúde
Rua Capitão Pedro , Nº 266 - Centro - CEP: 62.360-000
Segunda A Sexta das 08:00h As 14:00h
(88) 3653-1777
saude@ibiapina.ce.gov.br
Sem competências até o momento.
Planejamento econônimo, social e ambiental;
Tornar a Administração transparente no planejamento, na execução, no controle e na avaliação das ações do Governo;
Coordenar outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos
Receber, encaminhar e acompanhar os pedidos formulados pelo Ministério Público, Poder Judiciário, entre outros, e de diligências aos projetos de lei do Legislativo junto aos órgãos internos da Prefeitura
Analisar a juridicidade dos convênios e contratos administrativos, bem como do contencioso administrativo tributário previamente a sua assinatura, emitindo parecer vinculativo Receber, encaminhar precatórios judiciais
Atuar na formação e pagamento dos precatórios judiciais e coordenar outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos
Executar atividades administrativas, exercer o controle patrimonial, orçamentário e financeiro, e efetuar o planejamento das atividades anuais e plurianuais no âmbito da secretaria
Manter coletânea atualizada da legislação, doutrina e jurisprudência sobre assuntos de interesse do Município, como subsídio às atividades da Administração Pública e informação à população
Normatizar, orientar, acompanhar, avaliar e supervisionar os procedimentos licitatórios no âmbito do Poder Executivo Municipal, através da Central de Licitações
Prestar consultoria e assessoramento jurídico à Administração Direta, incluída a assistência ao Chefe do Poder Executivo nos assuntos relativos às entidades da Administração Indireta
Analisar a juridicidade dos convênios e contratos administrativos previamente à sua assinatura
Proceder à análise técnico-consultiva e técnico-legislativa de decretos e projetos de lei, bem como preparar e fundamentar as razões do veto, observados os prazos legais para sanção e veto
Promover, amigável ou judicialmente, as desapropriações de interesse público definidas pelo Poder Público Municipal
Representar o Município em qualquer juízo ou tribunal, atuando nos feitos de interesse público municipal
Representar, em regime de colaboração, interesse de entidade da Administração Indireta em qualquer juízo ou tribunal, mediante solicitação da entidade
Efetuar o remanejamento orçamentário e abertura de crédito adicional ao orçamento quando solicitado pelas unidades administrativas, de acordo com as disposições legais;
Elaborar a proposta orçamentária, a programação financeira e o cronograma de desembolso;
Fiscalizar e autuar as infrações cometidas contra a legislação vigente relacionada à sua área de competência;
Implementar campanhas visando à arrecadação;
Requerer junto a Bancos a abertura de contas para movimentação de recursos financeiros sob sua responsabilidade;
Desenvolver estudos e coordenar o planejamento e a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, bem como orientar, coordenar, acompanhar e controlar a execução do orçamento de acordo com as disposições legais;
Desenvolver o planejamento operacional e a execução da política financeira, tributária e econômica do Município;
Elaborar demonstrativos e relatórios do comportamento das despesas orçamentárias
Exercer a presidência das comissões ligadas a realização de concursos públicos para o preenchimento de eventuais vagas no quadro de pessoal, podendo fazê-lo por delegação;
Gerir a legislação tributária e financeira do Município;
Orientar as unidades administrativas sobre os possíveis remanejamentos e abertura de crédito adicional ao orçamento, bem como, sobre as necessidades de correção de eventuais desvios na execução do orçamento e nas diretrizes propostas
Programar o desembolso financeiro, o empenho, a liquidação e o pagamento das despesas;
Supervisionar a política municipal de recursos humanos e exercer controle sobre as despesas com pessoal;
Supervisionar os investimentos públicos e controlar a capacidade de endividamento do Município;
Zelar pelo patrimônio alocado na unidade, comunicando o órgão responsável sobre eventuais alterações;
Sem competências até o momento.
Sem competências até o momento.
Sem competências até o momento.
Sem competências até o momento.
Sem competências até o momento.
Sem competências até o momento.
Sem competências até o momento.
Sem competências até o momento.
DISPÕE SOBRE PAGAMENTO DE INCENTIV FINANCEIRO AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO, CONFORME PREVISTO NO ART. 4º, DA LEI MUNICIPAL Nº 842/2023, QUE INSTITUIU O PROGRAMA DE INCENTIV [...]
DISPÕE SOBRE A PROGRESSÃO HORIZONTAL PARA OS PROFESSORES EFETIVOS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE IBIAPINA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DISPÕE SOBRE SOBRE O PAGAMENTO DO AUXÍLIO FINANCEIRO DA GESTÃO ESCOLAR, CONFORME PREVISÃO DA LEI MUNICIPAL Nº 841/2023, E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DISPÕE SOBRE O RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA DE ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DISPÕE SOBRE PONTO FACULTATIVO, NO DIA 27/10/2025, EM ALUSÃO AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DISPÕE SOBRE PONTO FACULTATIVO, NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE IBIAPINA - CEARÁ, NA FORMA E NO DIA QUE ESPECIFICA.
DISPÕE SOBRE NOMEAÇÃO DA PRAÇA, LOCALIZADA NO BAIRRO SÃO JOÃO, NO MUNICÍPIO DE IBIAPINA - CEARÁ E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
INSTITUI, NO ÂMBITO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IBIAPINA, O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA PROTEÇÃO E BEM-ESTAR ANIMAL, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL, E DÁ [...]
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A LIGA DESPORTIVA IBIAPINENSE E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS - IBIAPINA SUSTENTÁVEL E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
'DISPÕE SOBRE APROVAÇÃO DA PLANTA GENÉRICA DE VALORES - PGV, DO MUNICÍPIO DE IBIAPINA, PARA FINS DE LENÇAMENTO DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - [...]
RECONHECE A TRILHA DE LONGO CURSO "CAMINHOS DA IBIAPABA - TCDI" NO TERRITÓRIO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DISPÕE SOBRE A PRORROGAÇÃO, EXCEPCIONAL, DO PLANO MUNICIPAL DE IBIAPINA, APROVADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 600/2015.
DECRETA FERIADO MUNICIPAL, O DIA 04/10/2025, EM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO, CONFORME A LEI MUNICIPAL Nº715/2019 E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Exoneração, Agente: João Marcos de Jesus Gundim, Cargo: Auxiliar de Apoio Operacional, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: Maria de Fatima Silva Ribeiro, Cargo: Coordenadora da Unidade do Cras, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: Claudiny Queiroz Gomes, Cargo: Coordenador(a) da Unidade Creas, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Exoneração, Agente: Maria de Fatima Silva Ribeiro, Cargo: Assessor(a) de Planejamento, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Exoneração, Agente: Claudiny Queiroz Gomes, Cargo: Coordenador(a) do Cras Estadio, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Dispõe sobre a garantia de inclusão e participação de todos os estudantes nas avaliações internas e externas, assegurando condições de acesso e permanência durante os pro [...]
Exoneração, Agente: Vanessa Alves de Carvalho, Cargo: Coordenador - Creas, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Exoneração, Agente: Louise Feijo Vieira, Cargo: Coordenador Geral do Centro de Atendimento Ao Cidadão, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: Portaria Coletiva, Cargo: , Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: João Paulo Miranda Albuquerque, Cargo: Assessor(a) de Planejamento, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: Heitor Aragao Mendes Mendonca, Cargo: Chefe do Núcleo de Regulação, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: Cátia Pereira Lima, Cargo: Assessor de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: Maria de Fatima da Silva Negreiros, Cargo: Chefe do Nucleo de Formação e Acompanhamento, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Nomeação, Agente: Francisco Leandro de Oliveira Alves, Cargo: Assessor(a) de Planejamento, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Exoneração, Agente: Francisco Leandro de Oliveira Alves, Cargo: Assessor de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria: Gabinete do Prefeito
Exoneração, Agente: Cátia Pereira Lima, Cargo: Chefe do Nucleo de Formação e Acompanhamento, Secretaria: Gabinete do Prefeito